#Club&Casa Home – Casa integrada à natureza tem metragem ampliada em reforma

Neste contemporâneo sobrado, a presença de elementos naturais garante boa vivência.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Evander Portilho (retrato) e Guilherme Capucci/Divulgação

Um dos destaques contemporâneos é o contraponto entre o concreto armado evidenciado nas paredes da escada e do hall de entrada, e o painel filetado em madeira que dá suporte à TV, no estar. O grande tapete é de tear brasileiro.

Um casal jovem, com um bebê a caminho e um pet da raça Golden, valoriza o design, a amplitude, a integração com a natureza e o aconchego para receber amigos e familiares. Com este perfil de moradores em mãos e desejos e necessidades expressos, a arquiteta Karina Pontes assumiu a reforma e a ambientação deste sobrado que ocupa um terreno de 400 m² na Estrada da Serrinha, em São Roque, interior de São Paulo.

Como os clientes optaram por ampliar a casa, agora com 270 m², Karina, que é responsável pelo projeto arquitetônico original – assim como o de todas as casas do condomínio –, retirou as portas que davam acesso ao jardim, ampliou a sala de jantar e o espaço gourmet, e ainda construiu a piscina. Nas extensões que preenchem o pé-direito de 3 m, ela fez reinar o estilo contemporâneo, com predominância de cores neutras e materiais naturais, como madeiras e pedras rústicas, a exemplo dos tijolinhos de travertino Anatólia Antique do muro que protege a piscina.

Na decoração interna, belos quadros abstratos da artista Tomie Ohtake compõem o hall de entrada e o extenso rack do home theater. Peças de design também merecem destaque, em especial na sala de jantar, que recebeu mesa de refeições Tulipa Saarinen, do designer Eero Saarinen, e cadeiras 3D, de aço carbono e com assento e encosto estofados, do ovo. O moderno pendente é da Luminarea Indispensável. Em unidade visual com a varanda gourmet anexa, que possui prateleira com vasos de heras, este ambiente exibe disposição similar de samambaias. Tintura das paredes, Ibicolor.

Na sala de jantar, uma adega com 400 garrafas personalizadas é protagonista.

A sala de jantar é integrada à varanda

Tijolos Anatólia Anticato, da Palimanan (à venda na Piso Prime), na parede da churrasqueira, e forro com brise madeirado adicionam conforto à varanda gourmet.
O jardim tropical (Patricia Foroni) convive com a piscina que, por dentro, é revestida de pedras Hijau – com propriedades terapêuticas – e, por fora, de pedras Hitam, da Palimanan (by Piso Prime). Mesinha e espreguiçadeiras são de fibra sintética.

A piscina contrasta com a natureza local.

Um painel de MDF filetado, com perfil de LED superior (Luminarea Indispensável), protagozina a parede da cama do quarto do casal, que também possui cabeceira revestida de linho. Nela, há criados suspensos que trazem uma atmosfera minimalista ao ambiente.

A a arquiteta Karina Pontes

Deixe um comentário