#Club&Casa Home – Morada concentra espaços dos sonhos do interior paulista

Os desejos de toda a família foram concretizados e sintonizados nesta moradia que favorece a diversão e o bem-viver.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Elson Yabiku/Divulgação

Um dos sonhos morador, o bar molhado em L (Marmoraria Teixeira), confeccionado em granito preto São Gabriel, ocupa uma das extremidades da piscina – a que fica mais próxima da cozinha gourmet. Quase ao lado, há um bloco de passagem de mármore branco e borda atérmica, para mais conforto.

Quem a olha de frente vê uma casa térrea; porém, o cenário ao fundo do terreno de 720 m² em que a arquiteta Marina Mazzer construiu o lar para viver com a família, em Pilar do Sul, interior de São Paulo, revela uma receptiva e iluminada residência com dois andares, acompanhada por piscina de 50 m², integrada à área externa.

No terreno em declive, a profissional executou aterro e um muro de arrimo de 6 m de altura, de modo a favorecer o projeto com a vista mais alta, e distribuiu os ambientes em um par de pavimentos milimetricamente proporcionais. O piso térreo, que fica no nível da rua, foi dedicado à sala de cinema e às áreas social e íntima; o inferior, à brinquedoteca, à adega e à área gourmet que acompanha a grande piscina.

As esquadrias de alumínio, de cor branca, são da Construal; o aquecimento solar foi fornecido pela Maxxisol. Em estilo contemporâneo — com ênfase em elementos naturais, como madeiras e pedra moledo bruta e branca —, o projeto materializou os desejos de todos os membros da família. Marina ansiava ter vistas e poder contemplar o céu; isso se deu com o uso de portas de vidro, em quase todos os ambientes, voltadas para o nascer do sol e para a cidade.

O marido, além de um bar molhado, sonhava em ter uma adega, que fica anexa à área gourmet, e um home theater, criado ao lado da área social. Por último, os dois filhos queriam um quintal amplo para brincar, o que a grande extensão do terreno facilmente propiciou. Como a tecnologia não poderia ficar de fora, foram implantados sistema de automação de cortinas, áudio, vídeo, iluminação (direta, indireta e decorativa) e aspiração central. Projeto estrutural, Rubens Reis (engenheiro).

Com 4 m de extensão e em balanço, a mesa de Pequi, com tronco em evidência, é o destaque do espaço gourmet e está rodeada por uma dezena de cadeiras Allegra, de Phillipe Starck.

Sob a TV, entre a parede verde e a de pedras moledo rústicas, a lareira a gás traz aconchego às noites frias.

Outro sonho do proprietário era uma adega particular. O cômodo exclusivo para degustação de vinhos fica anexa à área gourmet.

Na cozinha gourmet, as espaçosas bancadas de apoio e de trabalho são confeccionadas em granito preto Via Láctea (Marmoraria Teixeira). A churrasqueira a carvão possui sistema motorizado de espetos e grelha, suspensos e rotativos (KChurrasqueiras Gourmet)).

Integrada ao living, a cozinha possui bancadas de quartzo branco (Marmoraria Teixeira), cooktop com coifa de inox (KChurrasqueiras Gourmet), cuba dupla de inox, de um lado, e simples na ilha. O piso foi revestido por porcelanato polido Carrara e as esquadrias (Construal) seguem na cor branca.

Com bela vista da cidade, o estar possui sofá de tom neutro e painel ripado para acomodar a TV, além de um sucinto raque. Quadro com ilustração praiana, Almofadas, mesa de apoio e tapete são da Fast Frame.

A brinquedoteca tem como protagonista uma bateria, instrumento que o filho mais velho, de 11 anos, domina. Em laca preta e com nichos de madeira, o armário desenhado pela arquiteta guarda todos os apetrechos e tem portas com sistema touch para facilitar o acesso.

O home theater – outro desejo do anfitrião – recebeu piso vinílico que imita madeira, da Tarkett, sanca com dois grandes rasgos iluminados, sofá confortável, de cor cinza, e um imenso telão, além de automação de iluminação, áudio e vídeo e sistema de aspiração central.

A arquiteta Marina Mazzer

Deixe um comentário