Mesa posta é destaque do Club&Casa Autoral 5; conheça todas as criações desta edição

A ação foi realizada em parceria com a importadora We Make Design e o ateliê de cerâmica Goude Decor.

Fotos: Divulgação

Sob o slogan “É hora de receber”, o Club&Casa Autoral chega a sua quinta edição focado na produção de peças autorais para mesa posta. Nesta edição, participaram da ação 26 escritórios associados ao Club&Casa: Studio Dyo, Isabella Nalon, Fluir Arquitetura e Vida, Mariana Coser, Rodrigo Lacorte, MEET Arquitetura, Mattos Arquitetura, WM Arquitetura, Flávia Burin, Denise Teixeira, Tatiana Benicio, Amanda Mehanna Arquitetos, Paulo Azevedo, Eri Ramos, Katty Kaitazoff, Helen Granzote, Victor Romansini, Claudia Mendonça, Tainá Rehder, Daniela Cherfen, Vinicius Milanezzi Turchiai, Marcia Motomatsu, Mia Kamimura, Luciana Almeida, Giovani Saito e Caroline Sautchuk.

O Club&Casa Autoral5 foi realizado em parceria com a We Make Design – importadora de artigos de mesa posta em padrão high end –, e o apoio do ateliê de cerâmica Goudê Decor. Os três vencedores serão premiados com uma viagem para a Semana Criativa de Tiradentes, que acontece de 20 a 23 de outubro.

Vinicius Milanezzi Turchiai, Marcia Motomatsu e Paulo Azevedo, criadores das peças Multifuncional Orgânico, Versatilidade e Bora, respectivamente, foram premiados depois da decisão do júri técnico composto por Jader Almeida, Rodrigo Ohtake e Roberto Cocenza, que foram pautados, ainda, pelos mais de 4 mil votos do júri popular. Confira todas as criações e o conceito de cada uma delas!

SOUSPLAT WAVES (AMANDA MEHANNA ARQUITETOS)

Com o desafio de criar uma peça de mesa posta, o escritório utiliza um dos conceitos da biofilia: as contexturas orgânicas encontradas na natureza, como em plantas, flores e até mesmo nos movimentos das águas – waves -, para refletir na fluidez da peça. Esse formato irregular dado ao sousplat remete ao aconchego e relaxamento, além de trazer a natureza para dentro do lar.

GUTTAE (CAROLINE SAUTCHUK & MATHEUS FLORÊNCIO)

O seu nome “Guttae” vem do latim que significa gota, sendo um item portador de líquido e vida. Trata-se de uma peça multifuncional que parte do conceito brutalista em que se privilegia a verdade dos materiais. É uma referência natural e pura de uma rocha transformando-a em uma jarra / vaso.

COMO UMA ONDA – (CLÁUDIA MENDONÇA ARQUITETURA)

Inspiração na música de Lulu Santos,“Como uma Onda”, porque, após dois anos de pandemia, “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia”. Três ondas que te levam para o mar e te trazem de volta pra casa,“num indoe vindo infinito”. E uma prancha pra te mostrar que você pode passar por elas.

XÍCARA NIEMEYER – (CASA VIVARTE POR GIOVANI SAITO)

A xícara Niemeyer foi concebida pela inspiração das linhas e curvas da cidade de Brasília. Ícone da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer representou o seu estilo de desenho nas principais construções da cidade, dando ao concreto a leveza e beleza que jamais poderia ser imaginado na época. A xícara tem parceria com a Marmoraria Portela Designer, com seu pires executado pela marca.

MEZZE BRASILIANA – (DBUREAU- DANIELA CHERFEN)

Reflexo da pluralidade cultural brasileira, da herança recebida dos imigrantes de reunir-se à mesa. A palavra Mezze tem origem na expressão árabe “Alloumaza”: aquilo que é saboreado com a ponta dos lábios. Já Brasiliana é brasileira em italiano. É uma peça que reúne referências em mini tagine turca, xicaras libanesas, pratos italianos, portugueses, marroquinos em cores frescas e elegantes. É a versão brasileira de servir. Uma Mezze Brasiliana com DNA único e muita bossa.

CONNECT – (DENISE TEIXEIRA ARQUITETURA E INTERIORES)

A ideia desse projeto é que as peças se conectem entre elas, mas que estejam livres pra formar novas composições, desconstruindo apenas uma forma de usufruir o produto. Uma única peça, com muitas possibilidades de uso. A peça central será mais alta, para dar jogo de volume na composição. Pode receber plantas, palitos de petiscos ou talheres. Cada dia, uma forma de montar sua mesa posta.

XÍCARA DE BARRO – (ERI RAMOS – ESTÚDIO IKÊ)

Para apreciar uma das bebidas mais amada pelos brasileiros, o café, foram usados dois elementos: o aço e o barro. São acabamentos naturais, que o escritório utiliza muito na arquitetura, pois permitem uma elegância atemporal

PETISQUEIRA EQUILÍBRIO – (FLUIR ARQUITETURA E VIDA)

Em seu conceito, o equilíbrio é estabelecido quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. Nesse caso, a somatória das forças e ideias trouxe o resultado desejado e transferido para a peça executada, uma versátil petisqueira.

COLEÇÃO SENSAÇÕES – (HELEN GRANZOTE ARQUITETURA E INTERIORES)

Coleção Sensações traz aquela sensação de estar à beira-mar, pois a cor foi inspirada nos mares italianos e te faz se sentir acarinhado, afagado, mimado com a beleza das peças. As bordas são douradas e a colher meio dourada e meio prata, na mistura de metais preciosos trazendo o luxo à tona. O prato traz a frase “Te dou um carinho” e a colher, “te adoço”, para que o usuário ou convidado sinta ao olhar para as peças o sentimento de quem oferece a mesa. A xícara ou taça traz o líquido/alimento e também um sussurro de “Bem-vindo de volta”, celebrando a volta dos encontros na pós-pandemia.

VASO TRONCO – (ISABELLA NALON ARQUITETURA E INTERIORES)

A inspiração veio do tronco de uma árvore e da necessidade de conceber uma peça orgânica com múltiplas funções. Assim, o primeiro esboço surgiu de uma seção da árvore, originando um objeto que transmite o acolhimento e a força do tronco, além da sensação de conexão e pertencimento através do uso das formas orgânicas e das cores escolhidas.

JARRA CHAIN – (KATTY KAITAZOFF ARQUITETURA)

A peça consiste em ser uma jarra moderna com conceito de corrente no lugar da alça comum. Brincamos com a ideia de substituir a alça por uma corrente para realmente mostrar a versatilidade da cerâmica e mostrar todas as possibilidades do material.

CONJUNTO FAN – (LUCIANA ALMEIDA ARQUITETURA)

Uma linha de mesa posta com conceito feminino, leve e elegante, assim como o leque, inspiração da autora. As peças trazem o detalhe da renda, valorizando o trabalho.

VERSATILIDADE – (MÁRCIA MOTOMATSU ARQUITETURA E INTERIORES)

O projeto traz formas suaves, irregulares e agradáveis aos olhos. As três peças podem ser usadas juntas, em duplas ou sozinhas, não têm limitações de onde, como, e o que ser colocado. E é este o propósito: ser versátil, com liberdade e diversidade de uso.

MEMÓRIAS – (MARIANA COSER ARCHITECTURE)

As xícaras e pratos de sobremesa apresentam um formato orgânico e natural, com peças de traçados delicados e florais. Na criação, a autora teve grande lembranças de dias especiais, principalmente em família. Porém, a ideia proposta é trazer, através da utilização dessas peças, esse sentimento de felicidade no dia a dia na mesa posta. Sentar à mesa é algo que requer tempo e prazer. As peças foram
desenvolvidas com o objetivo de dar vida e charme à rotina da casa, principalmente agora que muitos encontraram prazer nesses momentos esquecidos.

PRATO BORBOLETAS – (MATTOS ARQUITETURA)

Sabe quando você se apaixona por alguém e dizem que é como se sentisse borboletas no seu estômago? Inspiradas nisso, foram criados os pratos da coleção borboletas para você se apaixonar!

PITAYA – (MEET ARQUITETURA E INTERIORES)

Qual o objetivo de uma mesa posta? Ele gira em torno de demonstrar afeto, carinho, dedicação. Mas essa demonstração é recebida por todos? A mesa posta, com suas regras de etiquetas, não deixa as crianças à vontade, uma vez que toda rigidez imposta não as abraça. Desta forma, os pequenos curiosos são afastados e recebem olhares para que não toquem em nada.

MKOFFE – (MIA KAMIMURA ARQUITETURA E DESIGN)

MKOFFE conecta tudo o que a profissional Mia Kamimura mais ama: café, arquitetura e moda. A ideia de criar uma bolsa veio da possibilidade de ter esse item (um dos favoritos de Mia dos looks do dia) na mesa de trabalho, não só como decoração, mas como um item útil e versátil que exprime criatividade.

BORA – (PAULO AZEVEDO DESIGN)

Bora”, redução da expressão “vamos embora”, no sentido de fazer algo, iniciar uma ação. Sinônimo de “vamos”, início de algo com mais de uma pessoa, expressão de atitude e iniciativa.A peça foi batizada de “Bora” por representar o iníciode algo entre mais de uma pessoa: um encontro par drinks, um conjunto de “tapas” deliciosos, ou até mesmo uma composição de velas com flores que compõe uma mesa repleta de convidados. A ordem é COMPARTILHAR.

CONEXÃO – (RLACORTE ARQUITETURA BY RODRIGO LACORTE)

Design desenvolvido em torno da ousadia, diferencial e funcionalidade, em que temos a possibilidade de apresentar a peça em dupla ou individualmente. Junção do animal print com louça conceito.

MOM – (STUDIO HA)

A peça foi criada para homenagear os momentos especiais que Flavia Burin teve com a mãe. Traz lembranças dos dias que pararam para conversar, dar boas risadas, voltar ao tempo para relembrar momentos especiais e histórias inesquecíveis! Boas lembranças e motivos para encontros, sempre
acompanhados de um café, um chá e deliciosos docinhos! Isto é o que fica e o que levamos quando partimos: boas lembranças!

NORONHA – (STUDIO DYO)

“Quando uma forma cria beleza, tem na beleza a sua própria justificativa” – O. Niemeyer. Assim como o escritório, que alinha funcionalidade e estética, a peça Noronha não poderia ser diferente. Ela baseia-se em um apoio prático estendendo-se aos novos encontros da vida, unindo as personalidades do Brasil, corais, mar e sol.]

ONIS – (TAINÁ REHDER ARQUITETURA | INTERIORES)

Do latim, Onis é união. Uma peça que contém sentimento. Ao desenvolve-la, o escritório pensou na culinária que Tainá e Brenda Rehder mais costumam comer juntas. E como isso as une de alguma maneira e por que não uniria os outros? É, então, uma louça oriental para comer comida japonesa sempre. A cor quente predominante, abraça. A textura rústica traz simplicidade. A cavidade na peça de molho, praticidade. E a proporção, casualidade.

RAÍZES – (TATIANA BENÍCIO ARQUITETURA E DESIGN)

O conceito desta peça é trazer a raiz, que é a força mais poderosa de uma árvore, que cresce geralmente no escuro e escondido, trazer pra luz!
O sentido é inspirar sobre a nossa essência, que nem sempre a achamos bela, mas é o que nos faz
quem somos!

SOUSPLAT VERNACULAR – (VICTOR ROMANSINI ARQUITETURA E INTERIORES)

O Sousplat Vernacular é uma peça versátil, que nos inspira e não nos limita em utilização. A escolha dos materiais vernaculares da nossa região traz um sentimento afetivo como a palha e a cerâmica. A proposta do formato valoriza a irregularidade e a informalidade do imperfeito.

MULTIFUNCIONAL ORGÂNICO – (VMT INTERIORES)

A ideia foi o poder de transformar a peça de mesa posta em versatilidade, podendo trazer para outras funções e ambientes. Seu formato orgânico teve inspiração em nossas raízes brasileiras, como nossas montanhas, rochas e também da planta vitória-régia típica da região amazônica

FITAS – (WM ARQUITETURA)

As formas orgânicas estão presentes no nosso corpo e natureza e são traduzidas para os objetos e construções através da biomimética. Quando propuseram criar uma cerâmica, fugiu-se de criar mais um vaso. A leveza foi incorporada a partir das formas curvas e naturais. Evoluindo a ideia, fitas leves e maleáveis que dançam nas mãos humanas. Com isso nasceu a escultura de mesa Fitas.

Deixe um comentário