#Club&Casa Home – Retrofit dá novos ares a apartamento 370 m², em São Paulo

Integração de ambientes, automação, novas peças e acabamentos modernizaram a moradia que tinha visual antigo.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Duda Garcia/Divulgação

O amplo apartamento, com 370 m², características clássicas e muitos ambientes segmentados, na Vila Andrade (Zona Sul de São Paulo), precisava de um retrofit para receber o novo morador: um empresário divorciado, que frequentemente recebe amigos, filhas e netos, apreciador de viagens e tecnologia. Por isso, ele chamou a designer de interiores Andreia Avanço, que se empenhou em modernizar o imóvel (eliminando as características que desagradavam ao novo habitante), deixando-o fluido e confortável, além de revisar a parte elétrica e hidráulica.

Logo de início, a profissional sugeriu a integração entre cozinha, copa, salas de jantar, estar e TV e área gourmet. Para efetivá-la, removeu os caixilhos que segmentavam a varanda e também as paredes dos dois ambientes de refeições – copa e cozinha. As antigas portas clássicas deram lugar a opções mais modernas e minimalistas, enquanto revestimentos e forros foram todos substituídos. Ademais, sistemas de áudio, vídeo, iluminação, ar-condicionado, janelas e persianas (Ogden Persianas e Design) foram automatizados, sendo agora controlados com um toque no celular.

Devido à planta em L, foi possível setorizar a varanda em área gourmet – para receber – com churrasqueira, bar, adega, cafeteira e televisão, e estar – para deleitar –, com sofá, mesinhas de apoio, poltronas de fibra e até balanço. Na ambientação da área social, tons neutros – a exemplo da tinta com efeito de cimento queimado que colore as paredes – foram utilizados como pano de fundo para destacar peças coloridas, como almofadas, móveis e tapetes (by Kamy).

Um gigantesco sofá em L literalmente abraça, de um lado, a área de refeições, enquanto do outro, foi posicionado em direção ao descontraído conversê. Este último fica bem na entrada do apartamento e é delimitado por tapete com quarteto de poltronas e mesa de centro de madeira. Na parede atrás do “afetuoso” sofá, há uma estante embutida, iluminada, que expõe vasos com plantas e objetos decorativos. Ar-condicionado, SulFrio; quadros, Arte Própria.

A sala de jantar é capaz de acomodar oito pessoas em sua mesa de refeições de madeira e formato orgânico. Ao seu lado, embutida na marcenaria que se estende até a cozinha, há uma escultural cristaleira, formada por três blocos suspensos, iluminados e com portas de vidro.

Acompanhando a vibe tonal, a cozinha recebeu marcenaria clara, com puxadores aparentes, e equipamentos de alta tecnologia, como o refrigerador de três portas. Em uma das paredes, os rústicos tijolos cimentícios Erozio (ColormixStore – Euroville), de tom off white, acrescentam acolhimento. Para não absorverem gordura, eles receberam resina transparente fosca.

Na descolada área gourmet, tijolos Erozio, desta vez de tom chumbo, revestem a churrasqueira, enquanto uma parede-lousa com frases de incentivo recepciona os visitantes calorosamente. Sobre a mesa de madeira de demolição, um dinâmico jogo de pendentes com cabos.

A ala da varanda dedicada ao estar, à leitura e à degustação de um vinho proporciona uma vista das copas das árvores.

O lavabo tem um pequenino espelho orgânico sobre a parede com revestimento cerâmico Mos Ripa Bianco Di Elba & Rope (Portobello Shop Pinheiros).

A designer de interiores Andreia Avanço

Deixe um comentário