#Club&Casa Home – Requinte e diversão “conversam” na ambientação desta morada

Em perfeito equilíbrio, elementos chiques e alegres convivem nos espaços criados para o projeto.

Texto: Giulia Esposito

Fotos: Ricardo Teixeira/Divulgação

O projeto claramente contemporâneo tem bases tonalidades neutras, entre cinza, nude e amadeirados.

O que um jovem casal de médicos desejava para o apartamento em que mora, na Praia do Gonzaga (Santos), era aconchego no lar e ludicidade no quarto dos filhos. A partir deste sucinto e claro briefing, a arquiteta e urbanista Tatiana Benicio partiu de tonalidades neutras, entre cinza, nude e amadeirados, para conduzir o projeto de 106 m², claramente contemporâneo, repleto de soluções funcionais e peças ou detalhes nobres e inusitados, além de recursos luminotécnicos diferenciados.

A proposta da sala de estar, que é também home theater, resume-se a um espaço com mobiliário clean para relaxar, ler, assistir televisão ou tomar um bom vinho. Assim, um acolhedor painel ripado de madeira, com lâmpadas direcionais, em arandelas, tornou-se pano de fundo para a poltrona de leitura estofada, que é acompanhada por banqueta e manta. E, para preservar a neutralidade, o sofá reclinável, o rack suspenso branco (ambos D’casa), de linhas retas, o tapete com estampa contemporânea (Elaine Natali Tapetes) e o papel de parede que remete à palha, revestindo a parede da TV, foram as escolhas ideais.

O protagonista do ambiente é o generoso bar que, a pedido dos moradores, ocupou o espaço que seria dedicado à sala de jantar. Sob a pedra ônix retro-iluminada – que o confecciona e serve de apoio às taças, garrafas de bebidas e até plantas –, há um armário com portas espelhadas que é, na realidade, um roupeiro para acomodar as peças de cama, mesa e banho.

Com a incorporação da sala de jantar na varanda gourmet, uma formosa mesa de madeira de reflorestamento foi colocada ao lado da ilha de granito preto São Gabriel (Marmoraria Pedra Julia). Como há pouco espaço de circulação, a peça é rodeada por cadeiras slim e por um banco de madeira encostado ao guarda-corpo.

Na cozinha, o revestimento propicia uma paginação em formato de escama de peixe, cobrindo as paredes do frontão e da área com bancada para refeições rápidas. Execução: Pipemack Engenharia, responsável por toda a reforma.

Na cozinha, foi desenhado entre a marcenaria e equipamentos, um pequeno espaço para refeições rápidas.

No compacto quarto do casal, uma cabeceira de couro, estruturada em metalon de cor dourada, foi estendida até o teto, dando a sensação de pé- direito mais alto. As formas geométricas da peça trazem movimento à ambientação, ao passo que os pendentes com luz amarelada a aquecem.

O espaço sideral tematizou o quarto do filho de dois anos, com painel de foguete e nuvens iluminadas sobre o papel de parede com fundo estrelado, ao lado da cama. Na área da bancada, o papel de parede inclui astronautas.

Já o dormitório da filha traz um ar minimalista e muito delicado. O rosa claro predomina em cada detalhe, incluindo o papel de parede. Aplicações em madeira ao redor da cama, fazem o contraste de cor e fazem alusão a uma casinha.

Para momentos relax acompanhados de leitura, TV e um bom vinho, um acolhedor painel ripado de madeira, com lâmpadas direcionais, em arandelas, emolduram a poltrona de leitura estofada, que é acompanhada por banqueta e manta.

O lavabo tem pedra marmorizada em cinza, bases neutras e metais em rosê gold.

A arquiteta e urbanista Tatiana Benicio

Deixe um comentário