#Club&Casa Home – Obras de arte e peças de design conferem muita personalidade ao décor desta morada

O rico acervo desta residência conta com a assinatura de grandes artistas e designers brasileiros.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Amanda Bibiano/Divulgação

À esquerda da área de jantar, a esquadria dá para a cozinha; à direita, ao fundo, fica o home theater.

Um o apartamento de 90 m², repleto de obras de arte e coleções, é a morada do jovem LGBTQIA+, reformada pelo escritório ARQTAB, das arquitetas e designers de interiores Audrey Carolini e Thamires Mendes, na cidade de São Paulo. O proprietário sempre foi admirador de arte e cultura, mas em suas mudanças nunca teve espaço para expor as obras de seu acervo. Logo no primeiro encontro com as especificadoras, apresentou as telas para que as profissionais pudessem levá-las em consideração durante a composição do projeto.

O resultado é primoroso, pois no apartamento é possível admirar telas de artistas do porte de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e até do norte-americano Roy Lichtenstein, entre outros, que convivem harmoniosamente com o artesanato brasileiro, com peças, por exemplo, dos mestres pernambucanos Marcos de Sertânia e Cida Lima.

No estar, uma coleção de luminárias – além das peças artesanais e dos demais objetos decorativos ganha relevo sobre o esplêndido aparador em marchetaria e na estante de serralheria. Nesta última, a parte elétrica foi pensada para que todos os abajures pudessem ser ligados conjuntamente, criando um lindo efeito luminotécnico.

Dentro desse cenário, a remoção das portas integrou varanda e estar, cuja continuidade só é quebrada pela mudança de piso: na varanda, com fechamento de vidro, foi instalado ladrilho hidráulico, geométrico e colorido, enquanto o porcelanato que imita o charmoso granilite tomou conta do restante da área social e da cozinha. O toque biofílico que permeia a morada ganha força na estante de biblioteca, restaurada para receber vasos e cachepots.

Na área do jantar, o lindo mobiliário existente foi reutilizado, para preservar a memória afetiva. Neste espaço, uma esquadria preta separa e une, ao mesmo tempo, a cozinha. Ao fundo, o home theater é resguardado por uma porta de correr. O projeto contou com a colaboração das designers de interiores Bruna Aparecida da Silva e Pamela Ayumi Izumida Ueda, além da arquiteta Luany Cristina da Silva.

Com diversas peças do acervo pessoal, o mobiliário foi reforçado com a poltrona Pachá, do designer Pietro Oliveira. Banquetas de madeira ficam resguardadas sob a estante repleta de peças de coleção e plantas.

A paleta de cores das áreas comuns invade a cozinha, trabalhando verde e rosa na marcenaria, assim como o piso em porcelanato que imita granilite e a bancada com mesmo material (Portobello Shop Zona Norte).
O papel de parede cheio de personalidade toma conta do lavabo, multiplicado pelo reflexo no espelho. Além de instagramável, o espaço traz toda a atmosfera de artes e elementos decorativos presente no apê. Louças e metais: Hórus Acabamentos.
A charmosa suíte ganhou estantes para os objetos de coleção, ressaltados pela iluminação dos spots direcionáveis no trilho. Toda a parte elétrica foi revista durante a reforma. Para ampliar este ambiente e seu banheiro, dois armários foram removidos.

As arquitetas e designers de interiores Audrey Carolini e Thamires Mendes do escritório ARQTAB

Deixe um comentário