#Club&Casa Home – Decoração com visual masculino evidencia estilo de reforma em apê

Entre tons sóbrios e algumas tramas naturais, esta morada exala uma atmosfera pacífica, com luz e arte

Texto: Giulia Esposito
Fotos: André Martins (retrato) e Thiago Rodrigues/Divulgação

Com um grande vão que a integra à área social, a cozinha teve o layout reformulado para que a dinâmica dos preparos de alimentos fosse aprimorada. Também possui um prático balcão de apoio, de granito preto, para as refeições rápidas, armários com portas espelhadas e uma parede coberta por um mosaico feito com peças hexagonais em vários tons neutros.

O jovem solteiro, morador deste apartamento com 100 m², em Mogi das Cruzes (SP), desejava um retrofit em seu lar que privilegiasse aconchego, contemporaneidade e alguns toques de decoração industrial.

Com os tópicos assinalados, a dupla de arquitetos, designers de interiores e lighting designers Carol Francatto e Saulo Barboza, do AF17 Arquitetura, partiram de uma paleta neutra e fria para suprir as bases, aliando-a a texturas naturais como madeira, tecido tear e pedra, empregados, respectivamente, na marcenaria, nas mantas do sofá e cama e nas bancadas. A mescla garantiu um visual masculino, porém nada austero!

Formando o coração da morada, salas de estar e jantar foram unificadas pelo mesmo piso, um porcelanato em padrão cimento queimado, que compreende também a cozinha. Já as paredes são invadidas pela sobriedade da tinta Ouro Branco, da Suvinil, em cinza bem suave, também usada nos demais ambientes.

Fora os adornos artesanais, espelhos e quadros participam da decoração, com destaque para a obra Golden Tones, da fotógrafa e artista australiana Nicole Wells – na parede do buffet da sala de jantar –, que evoca o universo sonoro em nuances de dourado. Por fim, a tecnologia é aplicada no quesito segurança, sendo a porta de entrada dotada de fechadura biométrica e olho mágico digital, além do flap para TV da suíte.

Entre estar e jantar, o projeto luminotécnico em sanca invertida lava as paredes com luzes amareladas, produzindo efeito intimista. Aqui e no restante dos cômodos, a iluminação direta é majoritariamente feita por spots; a decorativa, por pendentes especiais, como o globular sobre a mesa de jantar.

Entre estar e jantar, o projeto luminotécnico em sanca invertida lava as paredes com luzes amareladas, produzindo efeito intimista. Aqui e no restante dos cômodos, a iluminação direta é majoritariamente feita por spots; a decorativa, por pendentes especiais, como o globular sobre a mesa de jantar
Entre estar e jantar, o projeto luminotécnico em sanca invertida lava as paredes com luzes amareladas, produzindo efeito intimista. Aqui e no restante dos cômodos, a iluminação direta é majoritariamente feita por spots; a decorativa, por pendentes especiais, como o globular sobre a mesa de jantar
A banheira de imersão, que transformou o ambiente em spa, é amparada pelo contemporâneo pendente decorativo, metais em tom preto fosco e revestimentos claros, a exemplo dos azulejos brancos.
Com a sensação de dormitório de hotel, a suíte ganhou cabeceira em tapeçaria, distanciada da janela com persiana romana de linho, e mesinhas pretas. Fora a iluminação e as caixas de som, o painel ripado instalado sob o teto embute o flap da TV, que permanece oculta quando não está em uso.
Carol Francatto e Saulo Barboza

Deixe um comentário