#Club&Casa Home – Conforto dos funcionários e visitantes é premissa em retrofit de escritório de engenharia

Espaço corporativo em Alphaville ganhou reforma com paleta neutra para transmitir leveza e valorizar o conforto dos usuários.

Texto: Ana Paula de Assis
Foto: Gabriela Rossa Drewes/Divulgação

Com dimensões generosas, a elegante sala da diretoria, dividida em vários espaços, tem como destaque a iluminação (Studio Deluxe Light & Design), o piso vinílico (Glass&Stones) e peças de design como as poltronas Barcelona.

Quem disse que layouts corporativos precisam ter sempre o mesmo mood cartesiano? A arquiteta e designer de interiores Dini Sena subiu a régua e ressignificou o conceito de escritório comercial. Com projeto arquitetônico da Sinco Engenharia, o QG necessitava de uma renovação que trouxesse qualidade e conforto aos funcionários, conforme pedido no briefing do cliente. A partir daí, entrou a expertise da profissional – também especializada em paisagismo e lighting design – para assinar o retrofit da laje comercial de 882,35 m² e pé-direito de 2,70m.

Para imprimir uma atmosfera atemporal, contemporânea, e que ao mesmo tempo transmitisse leveza e aconchego – com o intuito de deixar bem delimitado o novo ciclo da empresa –, a profissional se apoiou em tons amadeirados e no greige: paleta queridinha dos fashionistas que saltou da moda, direto e sem escalas, para o high décor.

A cor passeia por graduações de cinza e de bege e dá um efeito minimalista chic no resultado. De cara, a recepção e o seu corredor têm parede curva de cimento queimado e, também, atrás do balcão, revestimento de madeira freijó. “O espaço tem iluminação embutida e uma linha do tempo no percurso dos clientes e dos funcionários”, explica. m geral, foi aplicado forro acústico (gesso acartonado perfurado) e de madeira, além de portas de vidro personalizadas e iluminação especial. Já as áreas de atendimento receberam uma comunicação visual simpática para quebrar a suposta sisudez do conjunto.

A proposta voltou um olhar especial para a sala da diretoria. Nela, destacam-se obras de arte e móveis clássicos do design mundial, a exemplo das poltronas Barcelona, desenho do arquiteto alemão Mies van der Rohe. Com proporções generosas, o ambiente ficou ainda mais charmoso com o teto ripado de madeira cumaru e um tapete com desenho geométrico.

Para o arremate do composé, há uma aprazível ala de descompressão com sofá, em S, em sintonia com o logo da empresa, e plantas que dão um ar fresco ao ambiente. Não restam dúvidas que a hora do cafezinho ficou ainda mais saborosa neste office de extremo bom gosto.

O diretor conta com uma sala de reuniões própria, com divisória transparente do piso ao teto, que une visualmente, suficiente para conferir a devida privacidade.
O espaço de descompressão para os funcionários e seu generoso sofá em formato de S. A marcenaria é do Grupo Maple.
A parede curva, revestida de cimento queimado, tem a linha do tempo da empresa.
O corredor conduz à área da recepção, que conta com duas charmosas poltronas para os momentos de espera.
A comunicação visual é simpática e alegre nas divisórias que resguardam os banheiros. Elas ganharam adesivos das obras da empresa.
Uma das salas de reuniões da empresa, desenvolvida pelo Grupo Maple, é clean e objetiva. Afinal, a própria vista panorâmica se encarrega de “adornar” o ambiente, sem renunciar ao conforto necessário para estes encontros e ao bem-estar propiciado pela excelente iluminação natural e aquela pontual, sobre a mesa.
A antessala conta com um descontraído casulo com futon, para os momentos de descontração dos funcionários. Ele é complementado por almofadas e por iluminação com fita de LED.
Arquiteta e Design de Interiores Dini Sena

Deixe um comentário