#Club&Casa Home – Vibração hygge conduz primorosa ambientação de apê santista

O conceito que engloba bem-estar, acolhimento e conforto, entre outros, é a alma da reforma desta descolada cobertura duplex.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: André Mello e Erika Martins (retrato)/Divulgação

Muita madeira, nos móveis ou no painel da parede, leva conforto aos interiores integrados. Sobre a mesa de jantar com formas sinuosas e interessantes pernas em V (D’Casa Móveis, assim como as cadeiras), uma charmosa luminária com globos igualmente reproduz o desejo por linhas orgânicas, que ainda se repetem no espelho do living.

Uma morada com o charme do hygge dinamarquês, que preza aconchego e simplicidade, com bastante iluminação natural, além de cores claras e neutras. Esse era o briefing para a reforma a ser realizada na espaçosa cobertura duplex na região da Vila Rica, em Santos (SP), pertencente a um casal com filhos. A arquiteta Renata Valeiro, responsável pelo projeto, fez intervenções pontuais na cozinha – o destaque do trabalho, enfatiza –, sala, espaço da piscina, lavabo e área de serviço. Ela ressalta que, a pedido do cliente, nascido no Reino da Dinamarca, as linhas curvas do apartamento deveriam ser respeitadas, transmitindo essa linguagem para o mobiliário. “Aproveitamos ao máximo a luz natural dos ambientes e buscamos usar acabamentos como o Ecopaper, um papel de parede líquido, prático e sustentável”, explica a profissional, também de olho nas matérias-primas de origem natural, como seda, algodão e madeira, bem ao gosto do reconfortante design nórdico.

As citadas cores neutras foram quebradas com um biofílico toque em tons verdes, como é possível apreciar, e curtir, em alguns ambientes: eles despontam no sofá da sala, além da parede e cristaleira da cozinha. A automação também está presente, por meio do telão com projetor e sistema de automação por voz, com o qual é possível programar iluminação, cortinas e acessos, entre outros. Por sinal, a residência conta com fechaduras biométricas, para ressaltar ainda mais seu caráter hi-tech. A ensolarada cidade de Santos também contribuiu para que a iluminação natural fosse outra palavra-chave deste projeto, compondo com luz indireta e confortável.

Destaque do projeto, a cozinha ganhou ilha executada com ripado em curva. A bancada junto à parede, feita com lastras, tem espessura mínima e frontão igualmente reduzido, com cuba farm sink.
A iluminação indireta na marcenaria (Bontempo Santos) reforça a luz natural, assim como os spots do forro. O piso ganhou porcelanato amadeirado.
Arquiteta Renata Valeiro

Deixe um comentário