#Club&Casa Home – Muito mais que padaria, um recanto de convivência

Esta charmosa e acolhedora padaria está devidamente ambientada e equipada para os mais diversos perfis, momentos e necessidades.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Jobshot (retrato) e Ronaldo Rizzutti/Divulgação

Com dois pavimentos e 6 m de pé-direito, a Padaria do Jarbas, em Taubaté (SP), é point para quem é fã de estabelecimentos que reúnem de uma infinidade de itens para lanches ao longo do dia a uma boa carta de vinhos para os boêmios e enófilos de plantão. Em sua reforma, conduzida pelo arquiteto Beto Carvalho, titular do escritório Carvalho Arquitetos, a premissa era valorizar a experiência de consumo do cliente; assim, diversas propostas convivem harmoniosamente e se complementam. A metragem foi ampliada por meio da aquisição de um galpão que pertencia a uma igreja, e reforços estruturais adequaram o imóvel ao novo uso.

Aliados às diversas nuances de madeira, os tons verde-musgo e vinho predominam, bem como o efeito de cimento queimado e as cerâmicas preta e branca dos vasos. A graça extra fica a cargo dos ladrilhos florais e geométricos, que foram alternados aos revestimentos lisos do piso. “A paginação dos ladrilhos geométricos em preto e branco cria uma espécie de tapete de entrada que conduz o cliente para as demais dependências internas”, destaca o profissional.

De temperatura branca quente, a iluminação mescla luzes técnicas direcionais e decorativas, valorizando a ambientação comercial e os produtos expostos. Quanto à acessibilidade, ela está 100% presente, desde o estacionamento até o interior, com passagens largas e pisos planos.

A logomarca resplandece sobre a base acinzentada da fachada, enfatizada pela moldura parcial com retroiluminação. O toque biofílico marca presença com os canteiros de plantas que ladeiam a porta de entrada e as espécies que formam uma versão peculiar de parede verde, com prateleiras.
No salão principal, mesas expositoras e geladeira para o autoatendimento. Já no balcão em ilha são os funcionários que oferecem os frios e antepastos. Ao fundo, a adega com nichos tipo colmeia, prateleiras e
diversas estantes.
Como o nome sugere, o espaço de boulangerie segue os moldes das acolhedoras padarias francesas, com áreas de autosserviço e de atendimento assistido, além de mesa de madeira maciça e pendentes com cabo.
Escada acima, no mezanino, está a sala de eventos.
Arquiteto Beto Carvalho, do Carvalho Arquitetos

Deixe um comentário