#Club&Casa Home – Edifícios erguidos em steel frame têm fechamentos leves e grande aproveitamento da luz natural

Sistema de reúso da água ainda compõe o combo nos imóveis construídos em Atibaia (SP).

Texto: Janaína Alves
Fotos: Dândara Bettini e Priscilla Loureiro (retrato)/Divulgação

A integração com a cidade, a interação entre as pessoas e a fruição com a paisagem eram ideias centrais do projeto. “A ausência de portões no alinhamento frontal do lote revela esta intenção”. Cada bloco edificado está encostado nas divisas laterais; o acesso central, com vasos de plantas, faz com que o largo corredor seja uma continuidade da praça localizada em frente ao imóvel.

Poderia ser apenas mais um investimento para geração de renda aos dois empreendedores, via locação de salas comerciais, mas o arquiteto Vinicius Ferreira e a equipe do escritório REV Arquitetura encararam a execução destes dois edifícios, no Jardim do Lago, em Atibaia (SP), como uma missão, e criaram um complexo conectado à natureza e à própria cidade.

Os prédios foram erguidos em steel frame, com fechamentos leves (vidros e drywall, assim como placas cimentícias). No projeto contemporâneo, com pegada industrial, os materiais são aparentes, caso da estrutura metálica, da laje painel de concreto, do piso de cimento polido e dos dutos de elétrica e hidráulica. Como o conjunto está localizado em frente a um lago, 30 m de recuo foram respeitados, inclusive para atender à legislação ambiental. Devido a essa proximidade, o lençol freático do terreno é raso (há água a 1,50 m de profundidade), o que resultou em uma fundação com estacas de 12 m.

Um dos escritórios que ganhou casa nova em um dos prédios foi o da própria REV Arquitetura. A sala comercial mantém o mesmo despojamento da fachada. Um painel de OSB faz às vezes de mural e o forro em madeira ripada equilibra e aquece a estrutura metálica. A iluminação natural é beneficiada pelas grandes esquadrias, que ainda permitem a visão da paisagem. Sustentáveis, os prédios também contam com um sistema de coleta de águas pluviais com capacidade para 5.000 litros cada. Arquitetos colaboradores: Jéssica Valente, Renato Montagner e Isabelle Milanez.

Com 698 m² de área construída, os edifícios contam com três pavimentos, além da laje de cobertura com terraço/jardim, com sistema de coleta de águas pluviais. Elas são direcionadas para duas cisternas (5.000 l cada) que ficam abaixo do estacionamento. Por meio de um sistema automatizado, a água é bombeada para duas caixas na cobertura (1.750 l cada). Graças à gravidade, é possível abastecer os 18 vasos sanitários do conjunto, além de regar a vegetação do conjunto comercial.
No escritório do REV Arquitetura, o sofá amarelo é um elemento de destaque, à frente de toda a paisagem.
Mesa e armários são feitos em compensado naval com bordas aparentes. Na pequena copa (à direita), a bancada em granito (Via Marmi Mármores e Granitos) é pontual entre a marcenaria branca.Todo o sistema de ar foi realizado pela Franqui-Ar Condicionado.
Vinicius Ferreira, do escritório REV Arquitetura