#Club&Casa Home – Imóvel reformado é favorecido por novos ambientes com metragens racionalizadas

Espaços integrados e cores alegres completam o dinâmico cenário.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Bruna Mello (retrato) e Wesley Cunha/Divulgação

Pontos tonais se destacam no quadro e no mobiliário. A base neutra e a presença de madeira equilibram a alegre paleta. Tanto na sala como na área da cozinha há coloridas telas de Fernando Branco.

Um apartamento leve e descontraído, que atendesse desde a convivência diária da família até a privacidade para o trabalho em home office. Essas eram as demandas do casal jovem, com filhos pequenos, para a reforma conduzida pela arquiteta Lívia Cavalca no apartamento de 134 m², localizado na Vila Mariana (São Paulo). Os destaques do projeto: a criação de dois novos ambientes (lavabo e home office, lado a lado) e a integração da cozinha ao living. Também vale ressaltar que a lavanderia teve seu formato modificado e o banheiro da suíte foi ampliado.

Na sala, um único sofá tem capacidade para atender toda a família, enquanto as poltronas complementam o número de lugares para receber as visitas, assim como os pufes sob a mesinha de centro. Boiseries (Bela Ferragens) decoram as principais paredes, enquanto um espelho com iluminação e um banco formam uma singela (e útil) chapelaria.

A cozinha foi aberta para atender à rotina diária e também para receber visitas, com bancada em L, de granito, para facilitar a circulação, e marcenaria em MDF (verde ou madeirada). Piso e rodapés têm revestimento cerâmico, além de ladrilhos que formam um tapete debaixo da mesa de jantar. Ao seu lado foi instalado o home office, dentro de uma “caixa de vidro”, para dar privacidade nos momentos de labuta. O lavabo está na sequência, saltando aos olhos como um volume pintado em alegre tom de terracota; ele ainda é favorecido por elementos cimentícios hexagonais na parede externa. Uma estante azul une a cozi- nha ao living, abrigando objetos pessoais e plantinhas. Tudo com muito charme e graciosidade.

Um grande e confortável tapete de linhas geométricas demarca a área de TV.
“Usamos e abusamos dos recursos de iluminação, possibilitando ambientes claros quando necessário,
assim como cenas mais acolhedoras e aconchegantes”, observa Lívia. Os perfis embutidos com fitas de LED foram utilizados para evitar poluição visual. “Também aproveitamos seu efeito por trás dos espelhos e debaixo de móveis e bancadas, para cenas mais tranquilas”. Toda a iluminação foi trabalhada
na temperatura de 3000K (branco quente).
O home office foi instalado dentro de uma “caixa de vidro” canelado, com marcenaria verde e madeirada que harmoniza com a cozinha que está ao alcance do olhar.
De espírito bem urbano, o tijolinho cinza se destaca na parede principal do lavabo com cuba esculpida suspensa, para dar mais leveza. Lívia também criou toalheiro e papeleira em serralheria, e um quadro
verde com folhagens e flores artificiais. Louças e metais: Obra Fácil.
Lívia Cavalca

Deixe um comentário