#Club&Casa Home – Os poucos metros deste apê foram favorecidos pela nova disposição dos ambientes

Implantação de compartimentos diversificados também auxilia na organização e armazenamento.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Juliana Corsi (retrato) e Lilia Mendel/Divulgação

O estúdio de 29 m² demandava boas soluções de aproveitamento de metragem para abrigar com conforto o jovem morador, solteiro, em Copacabana, Rio de Janeiro (RJ). Ana Paula Corsi, arquiteta acionada para a empreitada, não poupou esforços para torná-lo funcional, começando pela transferência da cozinha para a área de circulação. Atendendo ao (principal) pedido do cliente por um bom espaço para banho, o ambiente em questão ocupou o antigo local da cozinha, tendo o acesso camuflado no painel ripado contíguo ao canto do café. “Preservei apenas a posição do sanitário do banheiro original e incluí uma generosa bancada, item incomum em apartamentos assim pequenos”, enfatiza a profissional.

Quarto e sala tiveram suas posições invertidas e, com isso, o ambiente de convívio ganhou vista para o mar e satisfatória amplitude para recepcionar os amigos. No layout – que contempla a mescla entre preto, cinza e madeira, bem como os demais cômodos –, é vibrante a presença da paleta alaranjada no tapete geométrico, manta, almofada e outros objetos. O armário roupeiro foi projetado junto ao painel da TV, com vestimentas organizadas tanto no cabideiro como nas gavetas. A propósito, essa e as demais alternativas de armazenamento superaram as expectativas do anfitrião, dada a configuração reduzida do imóvel!

O quarto foi ambientado sobre um tablado de madeira, com acolhimento e descanso garantidos pela menor incidência de iluminação natural e corroborados pela divisória em serralheria (pintada de preto) e vidro. Na ausência da mesa de cabeceira, um nicho foi projetado para servir de apoio. Na transição com a cozinha, o armário com portas ripadas é, na verdade, o set da lavanderia, com tanque, máquina lava e seca e prateleiras para utensílios e produtos de limpeza.
Nem mesmo o hall de entrada ficou isento de soluções para armazenagem. “Ele foi estrategicamente desenhado para acomodar objetos decorativos, na estante iluminada, assim como uma sapateira, acoplada ao armário com portas espelhadas”, complementa Ana Paula.
No banheiro, a bancada tem bom tamanho – o que é incomum em
apartamentos com escassa metragem – e é beneficiada por marcenaria com frente ripada. Bem ventilado e iluminado, o espaço também ganhou um estiloso espelho orgânico.
A realocação da cozinha permitiu criar uma bancada com dimensões privilegiadas, além de armários de apoio que dão suporte às atividades de preparo. Um grande trilho com spots estende-se por toda a sua extensão, com iluminação direta, e é complementado pela grande incidência de luz
natural, além dos recursos de lumínica indireta.
Ana Paula Corsi

Deixe um comentário