#Club&Casa Home – Elementos com formas e estampas tradicionais assumem o protagonismo nesta morada

O estilo neoclássico comanda o conceito do projeto, mas dentro de um contexto atual e regado de funcionalidade.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Sidney Doll/Divulgação

Para o home theater, foi desenhada uma lareira em pedra que se prolonga como painel da televisão.

Um fidedigno exemplar de layout eclético que mescla os estilos contemporâneo e neoclássico foi ideado pela arquiteta Bárbara Kahhale para o apartamento de 155 m² no bairro Panamby, em São Paulo (SP). Molduras em boiseries (Bela Ferragens, assim como os rodapés) permeiam toda a ampla área social, espaço que o jovem casal morador aprecia desfrutar aos fins de semana e igualmente dedicado à recepção de amigos e parentes. Adornando-as e compondo com elas, há quadros que remetem ao passado, mobiliário com design clássico – a exemplo das poltronas Luis XV posicionadas nas cabeceiras da mesa de jantar para oito pessoas –, majestoso lustre de cristal, espelhos venezianos e superfícies marmorizadas, além de estampas florais.

O pé-direito duplo foi valorizado tanto pela privilegiada luz natural que lava toda a área social como pelas cortinas de tonalidade ocre (G2 Home), que acrescentam toque de cor. “Da sala de jantar, é possível ter a vista deslumbrante da natureza através das grandes aberturas de vidro, com acesso à varanda”, ressalta Bárbara. Nesta última, o piso de pedra é da Marmoraria Pedra Julia e o de porcelanato, da Colormix Store – Euroville. Paginado em Chevron, o piso de madeira reveste o chão da ala social, até encontrar o carvalho europeu, aplicado na base do home theater.

A cozinha integrada tem visual clean, com marcenaria laqueada, laminado melamínico, vidro e bancadas de Silestone cinza. Sob a ilha central, há adega; a cervejeira fica sob a escada.

A criação de um mezanino atendeu à necessidade dos anfitriões por um espaço de trabalho, que ganhou canto de leitura, muitas gavetas e ainda teve os quadros existentes aproveitados para a concepção de uma galeria de arte.
De ares dramáticos, o lavabo parece ter sido extraído de uma obra cinematográfica. Possui bancada de mármore com cuba esculpida, metais de latão trabalhados em figuras de cisne e pinha, clássico papel de parede floral (Muse Wallpapers), em concordância com o da suíte, e um inspirador espelho veneziano.
Como o casal desejava sentir-se em um quarto de hotel parisiense, após concebê-lo, a arquiteta o
nomeou, informalmente, como suíte dos cinco sentidos, conexão Paris. O ambiente exibe papel de parede com florais dourados e fundo bordô (Muse Wallpapers), cabeceira estruturada em madeira, folheada a ouro e revestida em veludo, mesinhas de cabeceira espelhadas e rodapé e meia-parede com apliques das clássicas boiseries. Há mimos como janela antirruído e ar-condicionado (SulFrio) com wind free (livre da sensação de vento).
Local de descompressão é a definição perfeita para o banho do casal, com banheira de imersão com cromoterapia, associada à iluminação indireta, jardim vertical (Conceittus Paisagismo e Decoração), belíssima bancada esculpida em pedra natural, com borda orgânica, e elegantes metais dourados. No teto foi aplicado um forro específico para áreas molhadas, livre de mofos, que remete à madeira, para mais aconchego. Marcenaria, Mada Marcenaria.
Bárbara Kahhale Arquitetura e Interiores