#Club&Casa Home – Cores e luzes em móveis, marcenaria e elementos decorativos personalizam esta morada em Alphaville

A ambientação dos 350 m² do sobrado espelha a personalidade dos moradores.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Eduardo Siqueira/Divulgação

Muitos e diversificados assentos garante a recepção dos visitantes.

O novo lar da família que se mudou da capital paulista para o 18 do Forte Residencial, condomínio fechado em Alphaville, Santana de Parnaíba (SP), deveria prestigiar, além de segurança, o bom proveito dos espaços para acolher os filhos e receber amigos. Assinada pela arquiteta Patricia Bacalá e pela designer de interiores Andreza Gallani, do escritório Veduta Arquitetura, a ambientação dos 350 m² do sobrado espelha a personalidade dos moradores: ela é de Recife (PE), cuja cultura, repleta de cores e alegria, corre em suas veias; ele, empresário do ramo de showbiz, tem a presença dos jogos de luz como mandatória. Por sua vez, o estilo clássico que delineava os espaços deu lugar à estética contemporânea, por meio do mobiliário, da iluminação e, é claro, dos matizes.

No living, tons de verde e fúcsia pontuam o imenso tapete desenhado pelas profissionais para embasar o sofá trabalhado em capitonê, as várias mesinhas de centro e uma chaise longue. Em frente, o pequeno canto de bate-papos segue em preto e branco. Combinação clássica e básica! A iluminação técnica quase não sofreu alterações, diferentemente da indireta e decorativa, que foi valorizada. Um desses destaques são os perfis de LED “infiltrados” no pórtico de madeira do hall de entrada, que garantem volume e charme.

Do hall de entrada, a vista do living com espaço de lareira e, abaixo da suntuosa escada helicoidal, o canto de leitura. Nele, a estrela é a poltrona Costela, do designer austríaco Martin Eisler, com estrutura em metal e assento e encosto revestidos por couro e ripas em multilaminado de imbuia.
Na sala de jantar, integrada ao living e atrás da escada, há mesa de refeições com base cônica e tampo circular, além de cadeiras estofadas. O aconchegante cortineiro curvo parece abraçar a mesa, ao passo que o conjunto de espelhos orgânicos na parede marmorizada responde pelo requinte.
O recinto da lareira a lenha, anexo ao living, exibe o mesmo efeito de mármore escuro na estrutura superior e mobiliário marcante: dupla de poltronas estofadas em suede verde-musgo, robusta mesinha de madeira e banco com mesinha de apoio associada. Um luxo!
Uma composição lúdica reside na sala de almoço – integrada à cozinha –, com sofá de dois lugares, estofado em suede de cor berinjela, combinado às cadeiras vermelhas com assento e encosto de palhinha, nas cabeceiras, às brancas já existentes, aos pendentes coloridos e aos simpáticos quadrinhos ilustrados (Urban Arts).
Patricia Bacalá e Andreza Gallani, do escritório Veduta Arquitetura