#Club&Casa Home – Refúgio dos recém-casados, no bairro da Lapa, em São Paulo, aposta na integração dos espaços

Uso da madeira e projeto luminotécnico caprichado também marcam o projeto.

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Ana Helena Lima/Divulgação

Uma bancada de concreto serve de apoio à principal e oferece espaço para armazenamento de itens na ala gourmet, perfeitamente integrada à sala e à cozinha (na outra extremidade).

O jovem casal queria um lar que transmitisse sua personalidade. Ela é advogada e adora ler; com isso em mente, a arquiteta e designer Bruna Blanco, responsável pela reforma do apartamento entregue no contrapiso, criou cantinhos convidativos para essa finalidade e pensou em iluminação focada, para não cansar a vista. Ele, por sua vez, é empresário e eventualmente trabalha em casa; assim, passou a usufruir de um home office no quarto.

De forma geral, algumas alterações estruturais foram necessárias: a parede que dividia a sala da cozinha foi demolida (inclusive para dar lugar a uma ilha com cooktop) e a porta de correr da varanda, retirada (aqui, foi colocado um brise que resguarda parcialmente a lateral do sofá). Na suíte máster, por sua vez, a esquadria da sacada foi igualmente suprimida, para integrar os espaços e possibilitar a implantação do desejado home office, além de agradável área para leitura.

Em relação ao projeto luminotécnico, o living foi contemplado com uma linha no frame, casando com o rodapé invertido, que confere a sensação de as paredes estarem flutuando. No corredor, esse rodapé recebe uma fita de LED embutida que propicia iluminação indireta, muito útil para circular na morada durante o período noturno e para oferecer um clima intimista.“Buscamos trabalhar vários cenários; na sala, temos a luz direta dos spots, indireta das fitas de LED – por exemplo, na estante – e focada da arandela próxima ao sofá, para leitura”, finaliza Bruna.

O estar com TV também é usado pela moradora para os momentos de leitura, facilitados por uma luminária focada. Objetos decorativos, LaOca Casa Conceito.
Ideada para os momentos que vão além do “dia a dia”, a varanda gourmet tem mesa para seis lugares sob trio de luminárias com distintos formatos, e um banco que acomoda até três pessoas, bem abaixo do charmoso jardim vertical.
A cozinha aberta, contemplada com farm sink, foi o ponto de partida do projeto, pois um dos principais desejos dos moradores era impulsionar seus dotes culinários. O cooktop na bancada, coroada por coifa, permite que o mestre-cuca do momento possa conversar com as pessoas na sala e até mesmo ver um poético pôr do sol.
O quarto de hóspedes foi contemplado com cama de solteiro que, aberta, transforma-se em uma de casal. A ideia é receber a família, que mora fora de São Paulo. Enxoval e almofadas, Unique Mood.
A suíte máster foi projetada para cumprir diversas expectativas. “Adotamos um painel de marcenaria nas paredes e teto para demarcar os espaços, dividindo a área de home office e leitura
daquela de descanso”, diz Bruna.
Bruna Blanco Arquitetura.

Deixe um comentário