#Club&Casa Home – Fora da curva: proposta da reforma foi enfatizar a nova cultura de trabalho e a identidade do escritório de advocacia

Projeto foque da obviedade corporativa com

Texto: Vanda Mendonça
Fotos: Erika Martins (retrato) e Tom Leal//Divulgação

A estação de trabalho está implantada ao lado da sala de reuniões, com total transparência graças às divisórias de vidro. O vaso ao centro da mesa redonda quebra a sisudez do espaço corporativo. Os móveis planejados (Criare Santos) garantem funcionalidade. O escritório está situado no bairro Aparecida, em Santos (SP), e tem área total de 110 m2.

A reforma deste escritório de advocacia, realizada pelo arquiteto e urbanista Carlos Aloise, titular do estúdio Pro.arquitetura, procurou fugir aos padrões do setor. Logo à entrada, cores vibrantes, luminação e revestimentos diferenciados valorizam o ambiente, gerando alto impacto visual. As cores seguiram a paleta que compõe a identidade visual da marca, com uma mescla de materiais que diferenciam sua composição, como a clássica madeira e as modernas telas tensionadas, algumas dimerizadas.

Da recepção, o visitante tem acesso à sala de reuniões, evitando que o cliente circule pelas áreas internas, onde atuam os funcionários. Ela possui uma mesa retangular e, nas paredes, placas cimentícias contrastam com um painel de madeira em tom escuro, proporcionando um ambiente que
une o contemporâneo ao tradicional.

Na sala do staff, as equipes compartilham uma grande mesa circular, cujo centro é ocupado por um vaso com chamativo arbusto. A tela dimerizada com controle da luminosidade e a iluminação aplicada respeitam o ciclo circadiano ao qual cada trabalhador está exposto, influenciando positivamente na produtividade do time.

Em todos os ambientes internos, o cliente solicitou que as peças remetessem ao aspecto residencial,
recurso que humanizou o projeto de interiores e aposentou os clichês de espaços corporativos. O confortável piso vinílico é bem prático, assim como os demais revestimentos (Revestimentta).

A espaçosa cozinha ficou mais organizada e prática com a adoção de móveis planejados, com acabamento ora claro, ora madeirado (Bontempo – Santos). Uma bancada foi instalada para a realização de refeições rápidas.
A transparência das divisórias de vidro garante a integração visual e minimiza barreiras físicas no ambiente de trabalho. Na foto, a sala do CEO.
Os espaços internos trazem uma ambientação com “jeito de casa”, com móveis soltos e um design que
remete ao estar da família.
O banheiro repete a elegância da recepção, com parede ora marmorizada, ora madeirada, valorizada por metais em tons dourados. Atenção à charmosa luminária pendente.
Carlos Aloise, titular do estúdio Pro.arquitetura

Deixe um comentário