#Club&Casa Home – Sob o conforto da estética industrial, novo layout de escritório prevê sinergia entre os funcionários

Estruturas metálicas setorizaram os ambientes abertos e ganharam formas criativas e funcionais.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Daniel Guisburg e Guilherme Guedes (retrato)/Divulgação

A iluminação uniforme do térreo resulta do detalhamento de grid em eletrocalhas com lâmpadas TuboLED (além dos painéis acústicos).

Energia e inovação são as características da empresa de contabilidade que a dupla de arquitetos Danilo de Barros e Guilherme Guedes, do Macuco Arquitetura, deveria contemplar no retrofit dos 299 m² da nova sede, em Taubaté (SP). Nos dois pavimentos, foi preciso eliminar diversas paredes para a formação de um par de grandes salões laborais. Reforços estruturais metálicos, em forma de vigas e pilares, foram executados para suprir as cargas e acabaram por introduzir o estilo industrial e contemporâneo na ambientação.

As mesmas estruturas metálicas (do reforço dos alicerces) setorizaram os ambientes bem abertos e, para tal, além de vãos – que desobstruem a visão –, ganharam formas criativas e funcionais, sendo transformadas, inclusive, em móveis organizadores, expositores e de apoio. Componentes como a iluminação em trilhos e o efeito de cimento queimado, nas paredes e no piso, reiteraram o visual fabril, além das tonalidades em si. “A partir da paleta da marca, para trazer contraste e dinamismo, levantamos as cores análogas e complementares, que estão presentes na marcenaria, estrutura do forro acústico, tintas e acabamentos”, incluem os sócios.

Condicionantes dos clientes, para a interação entre os colaboradores e o aumento de produtividade, grandes pavilhões de trabalho concentram no térreo as duas áreas com maiores equipes, separadas pela estante semitransparente e identificadas pelos diferentes tons de parede.

Colaboração: IEPLAN – Cálculo estrutural, elétrico e hidrossanitário.

Ainda em relação à iluminação, no pavimento superior idênticos exemplares de TuboLED foram dispostos de forma aleatória em eletrocalhas brancas, levando volumetria e despojo.
A área de treinamento fica no pavimento superior, com mesas com quatro postos. Nele também está a sala de reuniões mais formais, privatizada por esquadrias com panos de vidro. Ao lado das cadeiras para descanso, foi implantado o refeitório, em complemento à pequena copa do térreo.
Na fachada, esquadrias envidraçadas refletem inovação. As logomarcas foram estrategicamente posicionadas para melhor visualização dos passantes, de perto ou de longe. O paisagismo foi executado em parceria com o Ecoflora Ateliê.
Danilo de Barros e Guilherme Guedes, do Macuco Arquitetura

Deixe um comentário