#Club&Casa Home – Espaços bem despojados e mobiliário solto, de fácil manutenção, foram algumas das prioridades deste projeto

O apartamento, localizado no pavimento superior de um sobrado, está de frente para o mar, no bairro Canto Grande, na encantadora cidade de Bombinhas (SC).

Texto: Angela Villarrubia
Fotos: Arq.verso e Regi Knopf (retrato)/Divulgação

A principal modificação realizada por Bruna, no tocante à planta entregue pela construtora, foi ajustar os pontos-padrão e levar a parte hidráulica até a chamativa ilha gourmet. Persianas externas motorizadas são uma comodidade extra.

Uma área social integrada, com planta livre, na qual o casal de filhos adolescentes, amigos e familiares pudessem circular sem restrições ou preocupações. Essa era a ideia central transmitida pelo casal proprietário à arquiteta e urbanista Bruna W. Spengler Lemke, titular do escritório BWS Arquitetura e Interiores, encarregada de adequar o imóvel novo aos quereres expressados.

A ilha gourmet é o centro focal da cozinha e permite que os moradores façam suas preparações culinárias e lavem a louça olhando para os demais convivas e para o oceano. Todo um sonho. A cliente demandava uma cozinha com um tom de azul. “Nossa proposta foi usá-lo como destaque e trabalhar todo o resto com uma paleta bem neutra”, diz Bruna, ao complementar que, “dessa forma, abusamos dos elementos naturais como o mármore, palha indiana, linho e pedra bruta para trazer diferentes texturas e efeitos dentro de uma cartela de tons claros”.

O projeto luminotécnico conta com luz amarela, discreta, focando na iluminação indireta no gesso e móveis – mas de uma forma sútil, para valorizar a claridade natural que entra pelos grandes e mais que bem-vindos vãos. Colaboração: Nathália Schramm e Guilherme Francisco Soares da Silva, arquitetos e urbanista do escritório BWS, que aparecem no retrato acima.

A ala da TV está bem ao lado da cozinha (com armários em estilo provençal e puxadores cava), e aproveitou o mesmo revestimento na parede, um mármore branco Paraná beneficiado por filetes dourados, para ocultar as emendas.
Sofás modulares e fofinhos, com direito a pufe, convidam ao descanso. Ao fundo, uma parede em pedra madeira rosa, em formato de retalhos, ressalta outra das facetas do projeto: um charmoso toque de rusticidade.
A parede ganha elegantes boiseries, uma das quais foi destacada com quadro com cocar, na área da circulação.
A família desejava um apartamento de praia despojado, com um ambiente amplo que valorizasse a vista – plenamente alcançada desde a varanda, que ganhou um sofá para contemplação do panorama e trio de pendentes rústicos, trazidos pela moradora de uma viagem à Bahia.
Bruna W. Spengler Lemke, Nathália Schramm e Guilherme Francisco Soares, do escritório BWS Arquitetura

Deixe um comentário