#Club&Casa Home – Com complexa estrutura construtiva, que contempla vãos e grandes vidros, morada atinge o ápice do viver em meio à natureza

Ela está localizada em um terreno em área elevada, em São José dos Campos (SP), com exuberante vista para a Serra da Mantiqueira.

Texto: Giulia Esposito
Fotos: Maíra Acayaba e The Pic Company (retrato)/Divulgação

No estar, sofás confortáveis e mobiliário de apoio proporcionam o local perfeito para socializar.

Este sobrado de 365 m², de conceito aberto, é o lar de um casal com filhos. A construção, chancelada pelos arquitetos Lucas Sonne e Nat Müller, do Sonne Müller Arquitetos, é baseada em estrutura metálica com lajes steel deck, compostas pela união entre aço galvanizado, telha nervurada, conectores, armadura e concreto. “Este sistema construtivo gera menos resíduos do que as tradicionais construções de concreto, uma vez que não se utiliza das formas de madeira”, afiança a dupla.

Os três pavimentos são conectados por uma única escada central e seus ambientes foram dispostos com aberturas frontais e ao fundo, formando um H e protagonizando a ventilação cruzada. O acesso central reúne as áreas de maior fluxo, que são garagem, área de serviço, escritório, sala de estar e cozinha, sendo os dois últimos presenteados com vista livre para o cenário montanhoso. No piso mais alto, os ripados junto às janelas dos quartos cumprem função de brises articulados. Com abertura independente das folhas de vidro, permitem a circulação do ar mesmo quando estão fechados. Por fim, um bloco cerâmico para vedação com dupla furação cria uma camada extra de ar no interior das paredes, intensificando a inércia térmica.

Na fachada dos fundos, onde o sol é mais incidente no período vespertino, os três pavimentos possuem pérgolas metálicas que figuram como elementos de sombreamento. Logo atrás da piscina, o canto biofílico, com balanço, é digno de destaque.
O terreno em declive contempla três níveis: o mais baixo é destinado à piscina, área da churrasqueira e quintal; o central, emparelhado à rua, concentra estar, cozinha, home office, área de serviço e garagem; e, no superior, estão os dormitórios e a sala íntima.
Acima, a caixa d’água e a área técnica. Além de acomodarem os dois jardins projetados por Leticia Fortuna para levar conforto ambiental à casa, os vazios internos “também foram pensados para criar visuais”.
Na foto acima, a vista da sala de estar ladeada por um dos vazios ajardinados.
Aliados às estruturas metálicas em ripas, os fechamentos envidraçados levam ao estar e à cozinha integrada uma convidativa estética de área gourmet.
Sofá e chaise fofinhos, poltronas e banco estofados e quadro com motivo de natureza contribuem com o teor receptivo.
Em relação aos recursos sustentáveis, a residência dispõe de sistema de reutilização de águas pluviais interligado à irrigação dos jardins e outro de energia solar fotovoltaica.
As transparências foram exploradas para permitir perspectivas mais longas entre os diferentes espaços.
Lucas Sonne e Nat Müller, do Sonne Müller Arquitetos

Deixe um comentário