Amplas áreas de convivência, peças de design e muito aconchego tornam a cobertura de 850 m² em um verdadeiro sonho de consumo.
Texto: Giulia Esposito Fotos: Yoshio Matuda (retrato) e João Paulo Oliveira/Divulgação
A missão da arquiteta e urbanista Eloise Pucci para a reforma desta grandiosa cobertura de 850 m², em Moema (São Paulo), era modernizá-la para melhor acomodar a família com cinco integrantes – pai, mãe e filhos. A condução da obra partiu da premissa de redistribuir os ambientes entre os dois pavimentos, sendo as quatro suítes, dos filhos e hóspedes, alocadas no andar inferior e com os acessos e dimensões modificados.
Neste mesmo piso, as salas foram integradas e a escada reposicionada. No antigo terraço do andar superior, foram concebidos vários novos ambientes: suíte máster, home theater, área gourmet com estar, lareira, churrasqueira e solário. Antes ao sul, a piscina foi alterada para a posição norte. Vale a ressalva de que, para viabilizar as modificações estruturais, sob a laje deste piso foram instalados reforços metálicos.
Na sala de estar, com a integração do terraço, o vão livre e a incidência de luz natural são valorizados e o layout contemporâneo exibe móveis majoritariamente de grandes dimensões, tonalidades neutras ton sur ton e linhas retas, com destaque para o Banco 102, de Jorge Zalszupin. Alguns elementos rompem com a linearidade plena, como as poltronas Paulistana, também de Zalszupin, e a Pollock Chair, de Holly Hunt. Ao fundo, o home office recebeu as icônicas cadeiras Oscar, de Sergio Rodrigues.
A área gourmet, anexa à churrasqueira, à piscina e ao solário, esbanja elegância sem perder o tom caloroso essencial para a proposta, e é composta por balcão e cobertura de madeira. Tapete, by Kamy. Colaboração: Daniele Fontes (arquiteta), Construtora: Altiossi Engenharia; Paisagismo: Fernando Camparoni Rola.