Os desejos de toda a família foram concretizados e sintonizados nesta moradia que favorece a diversão e o bem-viver.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Elson Yabiku/Divulgação
Quem a olha de frente vê uma casa térrea; porém, o cenário ao fundo do terreno de 720 m² em que a arquiteta Marina Mazzer construiu o lar para viver com a família, em Pilar do Sul, interior de São Paulo, revela uma receptiva e iluminada residência com dois andares, acompanhada por piscina de 50 m², integrada à área externa.
No terreno em declive, a profissional executou aterro e um muro de arrimo de 6 m de altura, de modo a favorecer o projeto com a vista mais alta, e distribuiu os ambientes em um par de pavimentos milimetricamente proporcionais. O piso térreo, que fica no nível da rua, foi dedicado à sala de cinema e às áreas social e íntima; o inferior, à brinquedoteca, à adega e à área gourmet que acompanha a grande piscina.
As esquadrias de alumínio, de cor branca, são da Construal; o aquecimento solar foi fornecido pela Maxxisol. Em estilo contemporâneo — com ênfase em elementos naturais, como madeiras e pedra moledo bruta e branca —, o projeto materializou os desejos de todos os membros da família. Marina ansiava ter vistas e poder contemplar o céu; isso se deu com o uso de portas de vidro, em quase todos os ambientes, voltadas para o nascer do sol e para a cidade.
O marido, além de um bar molhado, sonhava em ter uma adega, que fica anexa à área gourmet, e um home theater, criado ao lado da área social. Por último, os dois filhos queriam um quintal amplo para brincar, o que a grande extensão do terreno facilmente propiciou. Como a tecnologia não poderia ficar de fora, foram implantados sistema de automação de cortinas, áudio, vídeo, iluminação (direta, indireta e decorativa) e aspiração central. Projeto estrutural, Rubens Reis (engenheiro).