Emperfeito equilíbrio, elementos chiques e alegres convivem nos espaços criados para o projeto.
Texto: Giulia Esposito
Fotos: Ricardo Teixeira/Divulgação
O que um jovem casal de médicos desejava para o apartamento em que mora, na Praia do Gonzaga (Santos), era aconchego no lar e ludicidade no quarto dos filhos. A partir deste sucinto e claro briefing, a arquiteta e urbanista Tatiana Benicio partiu de tonalidades neutras, entre cinza, nude e amadeirados, para conduzir o projeto de 106 m², claramente contemporâneo, repleto de soluções funcionais e peças ou detalhes nobres e inusitados, além de recursos luminotécnicos diferenciados.
A proposta da sala de estar, que é também home theater, resume-se a um espaço com mobiliário clean para relaxar, ler, assistir televisão ou tomar um bom vinho. Assim, um acolhedor painel ripado de madeira, com lâmpadas direcionais, em arandelas, tornou-se pano de fundo para a poltrona de leitura estofada, que é acompanhada por banqueta e manta. E, para preservar a neutralidade, o sofá reclinável, o rack suspenso branco (ambos D’casa), de linhas retas, o tapete com estampa contemporânea (Elaine Natali Tapetes) e o papel de parede que remete à palha, revestindo a parede da TV, foram as escolhas ideais.
O protagonista do ambiente é o generoso bar que, a pedido dos moradores, ocupou o espaço que seria dedicado à sala de jantar. Sob a pedra ônix retro-iluminada – que o confecciona e serve de apoio às taças, garrafas de bebidas e até plantas –, há um armário com portas espelhadas que é, na realidade, um roupeiro para acomodar as peças de cama, mesa e banho.