#Club&Casa Home – Conceito biofílico e sustentabilidade são a marca de apê de jovem casal

A arquiteta Gabriela Freitas e o engenheiro Luciano Freitas, do escritório FIX, assinam o projeto contemporâneo e que ressalta os acabamentos naturais.

Texto: Angela Villarrubia

Fotos: Henrique Ribeiro (retrato) e Photons Fotografia/Divulgação

A mesa de madeira de demolição é servida por seis cadeiras com encosto de palhinha. Na parede, a estreita prateleira recebe fotos com temática marinha (Urban Arts). O painel ripado ressalta o volume da área de serviço ao mesmo tempo que mimetiza a sua porta. O piso é um porcelanato que imita madeira.

Um apartamento com projeto contemporâneo e acabamentos naturais, com toque biofílico. Esses eram os desejos do jovem casal, recém-formado e sem filhos, que encaminhou suas demandas à arquiteta Gabriela Freitas e ao engenheiro Luciano Freitas, do escritório FIX.

A planta original era bastante convencional, com cozinha americana e sala pequena, com uma porta para a varanda. Para começar, eles integraram a sala com a varanda e fizeram uma abertura da área de serviço para a cozinha. Um painel ripado de madeira esconde esse espaço, levando um toque charmoso para a morada.

Um pórtico em MDF foi criado para esconder a porta de entrada principal, mesclando-se aos móveis planejados e unindo-se física e conceitualmente à cozinha, que passou a funcionar como um dos núcleos da grande área social. Também foi deslocado o dormitório do meio para aumentar a suíte e o seu banheiro, para que a nova configuração ficasse mais confortável para o casal e propiciasse um armário maior.

A morada ganhou tons neutros e suaves; a ideia era explorar a naturalidade dos materiais. Afinal, o proprietário surfa e o casal ama o meio ambiente. Nessa mesma pegada, o prédio tem o selo AQUA, de sustentabilidade, adotando bacias com água de reúso e energia solar. A iluminação foi pensada de forma pontual e com dimmer em alguns circuitos, para propiciar o devido conforto para os moradores.

A TV e o rack suspensos têm como pano de fundo o painel ripado que envolve toda a área de serviço. O predomínio dos acabamentos madeirados dita o conceito do projeto, baseado no amor pelo meio ambiente

Toda a parede da varanda com estar, atrás do sofá fofinho, recebe painel verde preservado. O espaço para relaxar e contemplar também faz de home theater. Móveis do Ateliê Petrópolis

Um pórtico em MDF abraça os móveis planejados e confere a mesma linguagem à porta de entrada. O conjunto tem espaço para nichos com fundo madeirado, para vasinhos com plantas, enfeites e apetrechos.

A cozinha, com bancada embutida, está totalmente aberta para a área social. Dentro de um grande pórtico em Silestone, foi criado um armário superior amadeirado que esconde a coifa. A luz na sua base suaviza a iluminação noturna (Ilumine Light).

O charmoso painel de musgo preservado customiza e dá personalidade ao banheiro social, também usado como lavabo. Bancada: Rokka Marmoraria.

O engenheiro Luciano Freitas e a arquiteta Gabriela Freitas do escritório FIX.

Deixe um comentário